quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As mulheres adquirem grandes volumes de massa muscular com o Treinamento de Força?

O Treinamento de Força propicia benefícios semelhantes ou até maiores para as mulheres em relação aos homens. No aspecto neuromuscular, a resposta de força quando avaliada pela carga absoluta (quantidade de peso levantada) é maior em homens, principalmente no membro superior, mas quando avaliado a carga relativa (quantidade de peso levantado/ peso corporal) parecem ser semelhantes, principalmente nos membros inferiores.

Em relação a hipertrofia muscular, as mulheres apresentam uma resposta mais acentuada, devido a quantidade de niveis séricos de hormônios e a composição das fibras musculares. O hormônio principal para o ganho de estrutura muscular e  desenvolvimento das características segundárias nos homens (engrossamento da voz, barba e etc.), é conhecido como TESTOSTERONA. Esse hormônio é um éster (gordura), atua tanto na formação de tecido e promoção de características masculinas. Além de possuir um efeito anabolizante-androgênico. Os  homens apresentando um concentração sérica desse hormônio cerca de 10 vezes mais que as mulheres, aumentando ainda mais com o exercício físico.

As composições das fibras musculares também são de grande importância, pois as fibras do Tipo II, possuem maior capacidade hipertrófica. Nos homens, esse tipo de fibra é mais abundante comparado com as mulheres, que apresentam uma maior quantidade da fibra Tipo I,. Essa fibra muscular do Tipo I tem uma menor capacidade hipertrófica, mas uma maior capacidade oxidativa.

Apesar dessas diferenciações as mulheres podem em sua minoria apresentar um desenvolvimento muscular exacerbado, próximo a dos homens. Devido a um nível de GH e Testosterona mai elevado, resposta hormonal apo o exercício fora dos padrões normais, relação estrógeno/testosterona abaixo do normal, fatores genéticos e a capacidade fisiológica de realizar o treinamento com uma maior intensidade. Além do uso contraindicado de farmacológicos.

É sabido que a massa magra pesa mais que a massa gorda, levando em consideração o volume ocupado dessas estruturas. Analogicamente é como ocupar volumes iguais com "algodão" e "chumbo". Portanto com a substituição do tecido adiposo pelo tecido magro (massa muscular) é evidente o ganho de peso corporal, acompanhado de redução de medidas.

Os meios e métodos de treinamento são iguais para homens e mulheres. No entanto, é necessário que o profissional saiba o modo de utiliza-los para os diferentes objetivos e gêneros.Portanto, o Treinamento de Força é ótimo para ambos os sexos, principalmente as mulheres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário