quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Treinamento de Força e Gestação:

Em primeiro momento devemos estabelecer que a gravidez não é uma patologia, por isso não deve ser tratada como tal. No entanto, cuidados especiais devem ser tomados. De acordo com ACSM (2007)  as mulheres gravidas devem participar  de programas de atividade fisica de intensidade leve e moderado afim de usufruir de seus benefícios relacionados a saúde.

Dentre esses benefícios, o desenvolvimento de força e a flexibilidade podem compensar as alterações biomecânicas progressivas decorrentes da gestação, especialmente a fraqueza abdominal, lombalgia acompanhada de hipercifose toráxica e hiperlordose lombar. Além da questão postural, já é evidenciado que treinamento resistido é importantes no controle da glicose sanguínea nos diabéticos tipo II, podendo também ser importante no controle do diabetes gestacional.

Existe um tendência de direcionar as gestantes para atividades aquáticas que permitem uma melhora do retorno venoso, amenizam o impacto, auxiliam no controle do peso corporal, diminuindo a sobrecarga nos joelhos. Outro aspecto interessante é que exercícios no meio aquático permitem um relaxamento mais evidente. No entanto a musculação ou Treinamento de Força não é contraindicado para esssa população especifica, caso haja liberação médica especializada.

Algumas tipos de atividades são contraindicadas para gestantes. Tais como, atividade de competição, exercícios com movimentos repentinos e saltos, flexão ou extensão profunda pois os tecidos conjuntivos já apresentam foruxidão (efeito do hormônio relaxina), exercícios exaustivos ou que necessitem de equilíbrio no terceiro semestre, atividades com  bola, pois podem causar trauma abdominal, prática de mergulho (condições hiperbáricas, podem causar embolia fetal quando ocorre va descompressão), ginastica aeróbica, corrida ou atividade em altitude são contraindicadas e excepcionalmente aceitas com limitações dependendo da condição física da gestante e exercícios em posição supina após o terceiro trimestre, pois pode casar obstrução do retorno venoso.

Todos essas cuidados são de suma importância para a prática de exercícios fisicos para gestantes. Alguns sintomas são indicativos de interrupção da atividade física, são eles, dores persistentes, contração uterina repetida, sangramento vaginal, perda de liquido aminiótico, tonturas, desmaios, apnéia, palpitação, taquicardia, distúrbios visuais, edema generalizado, dificuldade em deambular ou vômitos persistentes. Apesar dos cuidados é imprescindível o acompanhamento médico especializado e um professor de Educação Física qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário