segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O efeito do Exercício Físico no Sistema Imunológico:

As células brancas, mas conhecidas como leucócitos são responsáveis por defender nosso organismo contra infecções, vírus e parasitas. Esse sistema é originado das células hematopoiéticas pluripotentes e possuem vários tipos distintos de células de defesa que combatem tipos diferentes de agentes agressores ao organismo. Os granulócitos polimorfonucleares compreendem os neutrófilos, eosinófilos, basófilos e a maior parte dos leucócitos. Os agranulocitos são constituídos principalmente por monócitos, linfócitos T e B e as células natural Killers.

Os neutrófilos originam-se da medula óssea e correspondem cerca de 60% a 70% do total dos leucócitos circulantes. É a primeira linha de defesa contra infecções, pois migram rapidamente para o local comprometido e fagocitam os agentes invasores. A resposta neutrofilica a lesão inicia-se pela aderência as células endoteliais (parede do vaso sanguíneo), denominado de marginação. Após a aderência as células migram para o exterior do endotélio, denominado de diapedese. Após a diapedese ocorre o deslocamento dessas células para o local da lesão, por meio da quimiotaxia. E finalmente o acúmulo do material inflamado é fagocitado, produzindo espécies reativas de oxigênio (EROs).

Os macrófagos são células monucleadas que participam do inicio da resposta imune contra agentes invasores e inflamações, possuem pequena ação microbicida e fungicida e importante função citotóxica. Possuem diversos nomes dependendo do local onde estão resididos. Além de serem células maduras provenientes dos monócitos.

Além dos leucócitos, existem os linfócitos. A principal diferença entre essas duas células de defesa é a capacidade dos linfócitos de retornar a corrente sanguínea, promovendo uma circulação contínua. Já os leucócitos não retornam ao sangue, sendo assim eliminados após realizarem sua função específica.

Existem os tecidos linfóides primários (Timo e Medula Óssea) e os secundários (Baço, Linfonodos e Placas de Peyer). Os linfócitos migram dos tecidos primários para os secundários com o objetivo de aumentar a resposta Imune, já que na circulação essas células possuem uma sobrevida muito curta.

Os linfócitos T, são responsáveis pelo combate célula contra célula, derivam do Timo e são as mais numerosas células linfóides encontradas no plasma. São também responsáveis pela Imunidade Adaptativa.

Os linfócitos B são responsáveis pela produção de anticorpos através das Imunoglobulinas. Quando ativados por antígenos específicos se prolifeream e diferenciam-se em plasmócitos, resultando na liberação de uma grande quantidade de anticorpos. São responsáveis pela Imunidade Humoral, ou seja, Imunidade Adquirida. 
Além dos Linfócitos B apresentarem um sistema de memória, aumentando a velocidade da resposta Imune.

As naturais Killers são linfócitos granulares grandes que correspondem de 10% a 15% dos linfócitos no sangue. Possuem alta atividade citotóxica e não possuem sensibilidade prévia para serem ativadas como os outros linfócitos.

A leucocitose (aumento das células brancas), principalmente dos neutrófilos esta intimamente associada com o volume e não com a intensidade. O aumento dos neutrófilos está ligado com o incremento do cortisol, adrenocorticotróficos e das citocinas (IL-6 e M-CFS). O exercício aeróbio de 30 minutos apresenta a 70% do VO2máx, propicia a redução da Fmlp (PEPTIDIO QUIMIOTÁTICO QUE ATRAI OS NEUTROFILOS) por até 24 horas em mulheres treinadas. Esse efeito é transitório. Sendo recuperado em 24 horas. Já o treinamento com duração maior que 60 minutos propicia o incremento dos neutrófilos. O exercício moderado (50% a 60% do VO2máx) durante 60 a 150 minutos, incrementa a ação da elastase (enzima presente nos grânulos dos linfócitos). 

Em relação à resposta dos Macrófagos, o exercício moderado e intenso modulam as funções peritonais dos macrófagos em humanos. Dentro dessas funções está o aumento da produção de EROs, atividade enzimática lisossômica e metabólica, quimiotaxia, fagocitose e produção de espécies reativas de Nitrogênio. No entanto, o exercício potente parece ser o mais interessante a ser realizado. O exercício moderado (velocidade final 17m/min. por 30 minutos) incrementou a resposta dos macrófagos bronquioalveolares em camundongos. Já o exercício exaustivo pode diminuir a resposta do MHC II. Esse composto é de suma importância para a resposta Imune adaptativa. Após a fagocitose e processamento do antígeno, pequenos peptídeos antigênicos são ligados ao MCH II dos macrófagos e apresentados aos linfócitos T, aumentando a resposta a alterações antigênicas. No entanto, o exercício exaustivo pode afetar esse processo de apresentação.

O número de células NK (natural killer) é maior em atletas de endurance quando comparado a indivíduos sedentários. Uma única sessão pode aumentar as NKs circulantes. Já o exercício intenso pode provocar uma redução de 40% a 60 % dessas células, mas após 24 horas os níveis retornam ao normal.

O importante é entender que as variáveis do exercício e o controle da carga interna e externa de treinamento são de suma importância para prevenir a imunossupressão decorrente da atividade física. Por isso a periodização e a nutrição do individuo devem estar intimamente ligadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário