quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Musculação e perda de gordura localizada: Mito ou Fato?

O processo de emagrecimento está fundamentado no Princípio Físico da Transformação da Energia, ou seja, “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Partindo desse pressuposto a energia provinda dos alimentos proporciona ao organismo a formação de calor e movimento.
Essa energia e medida em quilocalorias (kcal), sendo necessárias ingestões diárias para manter o funcionamento do organismo no repouso e durante atividades físicas. A diferença de quantidade de quilocalorias ingeridas e consumidas determina o balanço calórico. Classificado em três categorias:
1.      Balanço calórico positivo: a quantidade de quilocalorias ingeridas é maior que a gasta pelo organismo.
2.      Balanço calórico negativo: a quantidade de quilocalorias ingeridas é menor que a gasta pelo organismo.
3.      Balanço calórico neutro: a ingestão calórica e o consumo são iguais.
As diferenças entre as três categorias de balanço calórico esta associado a alterações morfológicas no organismo. No balanço positivo existe um superávit calórico, ou seja, energia excedente que precisa ser armazenada. O local de preferência é o tecido adiposo, propiciando um aumento da gordura corporal e risco cardiovascular. No balanço neutro não há alteração no organismo. Já o balanço negativo, é percebido um déficit calórico. Portanto, o organismo necessita de retirar a energia dos depósitos orgânicos (tecido adiposo) para manter as funções orgânicas, resultando na diminuição da gordura corporal.
Existem diferenças entre o sexo masculino e feminino em relação à quantidade e distribuição de gordura corporal armazenada. Essas distinções estão associadas principalmente em decorrência de fatores hormonais. No homem, o padrão é conhecido como andróide, o acúmulo de gordura ocorre na região do tronco e abdômen. Na mulher, o padrão é conhecido como ginoide, onde o acúmulo de gordura é evidenciado na região do quadril e membros inferiores.
Para um programa de emagrecimento eficiente é necessário auxiliar o balanço calórico negativo somado a exercícios resistidos e principalmente aeróbios de alta intensidade. O exercício resistido ou até meso o exercício aeróbio proporcionam a perda de gordura generalizada. Portanto, a realização de exercícios localizados com o intuito de perder gordura localizada não é eficiente para esse objetivo. Mas para a melhora da força muscular e postura são os que propiciam os melhores resultados.
Podemos concluir que a realização de mil abdominais com o intuito de perder aquela “gordurazinha” acumulada no abdômen não é eficiente, mas o soma de exercícios aeróbios e resistidos com uma dieta equilibrada é o modo mais eficaz para a melhora da composição corporal. Somos aquilo que consumimos.
Fonte:
Livro: Musculação Perguntas e Respostas; Teixeira &Guedes, 2010.
Livro: Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Esportivo. Mcardle & Katch & Katch, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário