sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Efeito da Suplementação de BCCAs no Desempenho de Provas Aeróbias:


A suplementação esportiva vem crescendo em grande escala na população mundial, devido à grande preocupação da população com a melhora da qualidade de vida e estética corporal.  Para que tais resultados ocorram é necessária uma alteração nos hábitos diários, principalmente o alimentar e físico. A relação nutrição e desempenho na atividade física estão intimamente ligados, pois o corpo responde de maneira mais eficiente quando está bem nutrido para aquela atividade física.
Apesar de a alimentação adequada suprir as necessidades do organismo para indivíduos normais, atletas amadores e profissionais utilizam de recursos extras para melhorar seu desempenho. Esses recursos são conhecidos como suplementação esportiva ou nutricional, que trata-se de produtos que contenham os seguintes componentes, vitaminas, minerais, aminoácidos (BCAA, arginina, ornitina, glutamina), metabólitos (creatina e L-creatina), ervas e botânicos (ginseng, guaraná em pó) e extratos (levedura de cerveja). Uma das principais funções da utilização da suplementação para pessoas fisicamente ativas e atletas é de evitar ou minimizar os efeitos negativos do treinamento, a fadiga. Sendo que a suplementação é especifica para cada tipo de modalidade praticada. No caso da atividade aeróbia de longa duração, a utilização da suplementação de BCAA é de grande importância para reduzir os efeitos da fadiga central, possibilitando assim um maior desempenho durante a prova ou treinamento.
O BCAAs também conhecido como aminoácidos de cadeia ramificada, possui em sua estrutura os aminoácidos valina, isoleucina e leucina que perfazem cerca de um terço das proteínas musculares. Entre elas a Leucina tem um papel fundamental na síntese de proteínas musculares e liberação de percussores gliconeogênicos (para formar novas moléculas de glicogênio), tais como alanina.
A fadiga central é definida como redução no drive neural ou comando motor para o músculo, resultando num declínio no desenvolvimento de tensão, devido a alterações neurais provenientes do Sistema Nervoso Central (SNC). Esse efeito está associado a maior utilização dos BCAAs durante o trabalho aeróbio de longa duração. Já que após a utilização de praticamente todo o glicogênio muscular os aminoácidos são oxidados com o intuito de manter o nível de glicose sanguíneo para manutenção do exercício. Esse mecanismo diminui a concentração plasmática de BCAAs e aumenta a liberação do aminoácido chamado Triptofano.

O Triptofano é um aminoácido que se encontra ligado à albumina tem a função de regular o sono e controlar o humor, quando esse está e concentrações normais. Durante o exercício aeróbio o Triptofano é desligado da albumina para permitir que essa seja ligada a molécula de gordura e transportada até a célula muscular com o intuito de produzir energia. No entanto, ocorre o aumento do Triptofano no plasma e devido a maior utilização dos BCAAs a relação da concentração do Triptofano aumenta no plasma. Em decorrência desse aumento esse aminoácido ultrapassa a barreira hematoencefálica e estimula o cérebro a produzir serotonina, um neurotransmissor que causa sensação de sonolência e cansaço, dificultando assim a continuação do exercício por motivos neurais, ou seja, diminui o recrutamento de unidades motoras impossibilitando a geração de tensão muscular para a continuidade do exercício. Para atenuar esse efeito da serotonina é necessária a suplementação de BCAAs, pois esse compete com o Triptofano pelo mesmo receptor cerebral. Só que o BCAA não provoca a liberação de serotonina pelo cérebro atuando como um protetor da fadiga central. O uso do BCAAs se vê necessário devido a sua maior utilização desse em exercício de longa duração o que provoca uma diminuição em sua concentração plasmática e consequentemente o aumento da concentração do Triptofano, provocando a fadiga.
Portanto, um meio interessante de prevenir a sensação da fadiga central decorrente do exercício aeróbio de longa duração é a suplementação prévia de BCAAs, podendo atenuar as sensações de cansaço permitindo um maior desempenho nessa modalidade.

Referencia Bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário