quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Prescrição do Treinamento Aeróbio:

O Treino de Resistência ou Aeróbio é responsável por melhorar a aptidão cardiorrespiratória, sendo essa a responsável pelo o sucesso em diversas modalidades esportivas. Segundo Bompa & Carreira (1999), resistência é definida como o tempo limite sobre o qual o trabalho de uma determinada resistência pode ser realizado. Dentre as modalidades aeróbias existem dois tipos o de caráter cíclico e acíclico. As modalidades cíclicas são conhecidas por natação, corridas e ciclismo, desse modo, o treino de resistência é enfatizado durante toda a temporada. Já as modalidades acíclicas, como o voleibol, handebol, tênis de campo e etc. O treino de resistência é enfatizado durante os treinamentos chamados físico técnicos, responsável por aprimorar e aprender novos gestos técnicos bem como gerar adaptações por meio desse treinamento especifico. No aspecto biológico a resistência é restrita pela potencia e capacidade aeróbia, pois esses são fatores que garantem a máxima eficiência na utilização dos substratos energéticos para reabastecer as vias de ressítense se energia, o ATP.
As variáveis do treinamento aeróbio que podem ser manipulados de maneira aguda ou crônica são respectivamente, intensidade, pausas e volume. A prescrição da intensidade pode ser determinada por percentuais de freqüência cardíaca máxima ou de repouso, pelas velocidades acima e abaixo do limiar ventilatório encontradas no teste de Vo2máx, ou pelo percentual do melhor tempo para determinada distância percorrida. As pausas podem ser passivas (descanso parado, inativo) e ativas (descanso ativo, ex: caminhada ou trote leve), que são determinantes em treinamentos intervalados, onde as pausas ativas são mais importantes para remoção do lactato e consequentemente uma menor acidose e maior volume de treino. Já a pausa passiva, permite maior ressíntese de energia (ATP) é uma maior intensidade durante os tiros, porém um menor volume de treino. Já o volume de treinamento pode ser caracterizado pelo tempo, distancia percorrida, numero de sessões de treino por período, e numero de séries ou repetições de determinados exercícios.
A partir das variáveis acima mencionadas são estruturados os métodos de treinamento para melhorar a desempenho, aptidão aeróbia e composição corporal dos atletas e não atletas. Existem três tipos de métodos principais e suas subdivisões. O primeiro método é conhecido como Contínuo, é caracterizado pela realização de exercícios continuados sem pausa ou recuperação, objetivando adaptações com predomínio metabólico aeróbio, como as maratonas. Alguns estudos sugerem que esses devam ser realizados por no máximo de 45 a 60 minutos para atletas experientes e 15 a 30 minutos para amadores com intensidade na faixa do Limiar Ventilatório. As subdivisões desse método são:
  • Continuo Uniforme Extensivo: A intensidade é abaixo Limiar Ventilatório (L1) com duração média de 30 minutos a 2 horas de treino.
  • Continuo Uniforme Intensivo: São estimulo com duração de até 1 hora de duração em intensidades acima ou no limiar Anaeróbio (L2).
  • Continuo Variável ou Fartlek: é caracterizados por alterações nas intensidade durante o período de treinamento. Essas intensidades são entre, acima no limiar e abaixo do limiar anaeróbio.

O segundo método de treinamento aeróbio conhecido é o Intervalado, caracterizado por alternar estímulos e pausas. A duração e a intensidade desse método dependem do objetivo do treinamento em questão. Um importante fator desse treinamento é possibilitar a execução de maiores volumes em altas intensidades. Esse pode ser subdividido em:
·         Método dos intervalos de trabalho curto (MIC): intervalos de 15 a 80 segundos.
·         Método dos intervalos de trabalho médio (MID): de 1 a 8 minutos.
·         Método dos intervalos de trabalho longo (MIL): de 8 a 15 minutos.
As possíveis variações do treinamento intervalado são:
·         Método intervalado Extensivo: Esse método trabalha com intensidades acima ou no limiar anaeróbio. Os estímulos podem variar de 1 a 15 minutos e de 400 a 5.000 metros podendo ser classificados como intervalos de longa e média duração.
·         Método intervalado intensivo: é caracterizado por trabalhar em intensidades acima do limiar anaeróbio e máximas. A duração do estimulo pode ser de 1 minuto ou 400 metros.
·         Método Repetitivo: São seuqencias de estímulos com intensidades máximas, acima do limiar anaeróbio que podem ser classificadas como de longa, média ou curta duração.
O ultimo método é denominado de Competitivo, onde as cargas utilizadas são aquelas semelhantes às encontradas na competição. Podendo servir como testes que antecedem as competições.
Os métodos e suas variações acima também podem ser prescritas por freqüência cardíaca máxima (FCmáx) ou de Reserva (FCr) ou na utilização de tabelas que correlacionam a porcentagem do Teste de Vo2máx com a freqüência cardíaca.

Referencia Bibliográfica:

IDE, B. N.; LOPES, C. R.; SARRAIPA, M. F.: Fisiologia do Treinamento Esportivo: Força, Potência, Resistência, Periodização e Habilidades Psicológicas. Ed. Phorte, 2011

Um comentário:

  1. Essa biblioteca de artigos está ficando muito interessante...
    Vou começar a pensar em voltar a tomar BCAA´s...

    ResponderExcluir